Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo

com Fernanda Montenegro

De a

SEX E SÁB 20H E DOM 19H

ingressos

Home Sem Gênero Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo

A fala de Nelson Rodrigues sempre chamou a atenção de Fernanda Montenegro, que organizou e costurou as leituras dramáticas baseadas na obra “Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo” de Sônia Rodrigues, que une o máximo do que ele quis dizer sobre sua vida e sua obra. Respeitando, inclusive, a posição dele de que o memorialismo é um tipo de falsificação e que a ficção é autobiográfica. Nelson Rodrigues é hoje considerado o grande autor trágico do Brasil. Para muitos é o único grande autor dramático do Brasil, mas, ele é, sobretudo, o descobridor de uma linguagem cênica, de uma linguagem essencialmente liberta de compromissos literários.

Nelson Rodrigues considerava a época em que viveu trágica e épica. Nas crônicas que escreveu nos anos 60, Nelson carregou o século passado para fora do tempo; transformou o cotidiano óbvio em momentos transcendentais. Com sua obra, suas controvérsias e a própria biografia, Nelson Rodrigues inscreveu-se como um dos polemistas mais bem-humorados do país, o hiperbólico cronista do futebol, torcedor do Fluminense e nosso maior dramaturgo. 

Nada intimidava Nelson, nenhuma sedução intelectual o fazia recuar da atitude de publicista, de intelectual não orgânico. Provavelmente deve ter sido um dos últimos intelectuais não orgânicos do país. Ele não era de partido, não era de igrejas, não era de esquerda ou direita, não era da academia (nem a de Letras, nem a universitária), não pertencia a grupos de opiniões, nem “panelas” de nenhuma espécie, se achava no direito de expressar suas ideias sobre o que lhe pareciam ser os grandes temas de interesse público no país. 

Adaptação e Direção – Fernanda Montenegro 
Autoria – Sônia Rodrigues 
Pesquisa e Seleção Musical – Fernanda Montenegro 
Seleção de Objetos de Cena – Daniel Pinha 
Montagem de Trilha– Fábio Santana 
Direção Técnica – André Omote
Produção: Bonarcado Produções Artísticas 
Coordenação de Produção – Fernanda Montenegro 
Assistência de produção – Jadir Ferreira 
Co-Produção:Trígonos Produções Culturais 
Direção de Produção – Carmen Mello 
Mídias Sociais – Nicolle Meirelles

14 anos